sábado, 3 de setembro de 2016

Suicídio, o que você pensa disso?

Graça e paz, queridas. Já faz um tempo que eu li uma matéria cujo título era "A cada 45 minutos, uma pessoa se suicida no país" e isso me despertou o desejo de escrever um post sobre esse assunto aqui no Blog. Agora acho que convém, já que estamos na campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio: Setembro Amarelo.



O Setembro Amarelo tem o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.


Para algumas pessoas, viver torna-se um fardo tão pesado e angustiante que a morte se torna a única saída para uma situação de sofrimento intolerável. Esse sentimento tem feito com que no Brasil, em média, três pessoas tentem se matar a cada 45 minutos. No mesmo intervalo de tempo, uma delas consegue, de fato, dar fim à própria vida.

Mais de 90% dos suicídios e tentativas têm associação com transtornos psiquiátricos, bem como o uso de álcool e drogas, o que faz dessa situação um problema de saúde pública.

Apesar de os índices serem maiores entre os idosos, quando as perdas e o isolamento se tornam mais frequentes, a faixa etária em que o suicídio mais cresce no país é a dos jovens, entre os 14 e os 30 anos, de acordo com Robert Paris, presidente do Centro de Valorização da Vida (CVV) – serviço gratuito para apoio emocional e prevenção do suicídio sob total sigilo, disponível 24 horas todos os dias, por telefone (número 141), e-mail, chat e Skype.

A pessoa que pensa em cometer suicídio, emite alguns sinais, e os motivos que podem levá-la a tirar a própria vida são os mais variados. É importante observar e evitar que essa pessoa se isole. É preciso ficar atento a mudanças de comportamento e situações de irritabilidade, principalmente quando se tornam frequentes. Subestimar o problema, não querer falar sobre o assunto e “deixar a pessoa no canto dela” podem agravar a situação

COMO AJUDAR UMA PESSOA QUE ESTÁ CONSIDERANDO O SUICÍDIO?

ORE POR ELA - a oração tem poder, é importante mas não deve ser um ato isolado. "Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta" (Tiago 2:17)

PRESTE ATENÇÃO - nunca subestime. O menor sinal ou manifestação de desesperança, desistência ou alguma mudança de comportamento pode levar ao suicídio.

APROXIME-SE - tenha foco no sentimento da pessoa. Ela pode até perceber que está precisando de ajuda, mas o impulso para se chegar ao tratamento precisa de um "facilitador", e a chave para isso é criar um ambiente acolhedor e de compreensão.

NÃO TENHA MEDO DE FALAR DO ASSUNTO - achar que perguntar vai incentivar o suicídio é um mito. Quem se sente assim, muitas vezes, quer falar sobre esse sentimento de morte, desistência, e isso abre caminho para o alívio.

CUIDADO COM AS PALAVRAS - Não dê conselhos dizendo como outras pessoas superaram, que tem gente que sofre mais que a pessoa. É preciso entender que a dor de cada um é muito particular.

NUNCA DIGA QUE ESTÁ SEM TEMPO - o "pior" que pode acontecer é aquele sentimento ser falta de carinho e você conseguir resolver com afeto.

AMEAÇAS PODEM SER PEDIDOS DE AJUDA - Nunca ache que as pessoas que ameaçam se matar estão querendo chamar atenção e não farão isso. A maioria dos suicidas fala ou dá sinais sobre as suas ideias de morte.

NÃO CRITIQUE - Dizer "do que você está reclamando? você tem tudo para ser feliz" pode deixar a pessoa mais desanimada, triste e se sentindo culpada.

O Facebook, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), começou a disponibilizar  uma nova ferramenta que permite aos usuários emitirem sinais de alerta quando perceberem que um amigo publicou um conteúdo com tendência ao suicídio e permite que os amigos possam intervir.
Portanto, caso note um comportamento estranho, o usuário deverá denunciar a publicação entrando na opção “Acredito que não deveria estar no Facebook”, depois “É ameaçador, violento ou suicida”, e em seguida “Automutilação ou suicídio”. Com a publicação denunciada, a rede social facilita o contato com o CVV e dá dicas do que fazer para se sentir melhor e oferecer ajuda.

Alguns dados importantes para tomarmos conhecimento:
* Cerca de 75% dos casos de suicídios ocorrem em países de baixa e média rendas.
** O Brasil é o oitavo país com mais suicídios – 11.821 casos em 2012. A Índia ocupa o primeiro lugar, com 258 mil casos.
*** Há mais mortes por suicídio do que por guerras e homicídio juntos.
**** Os métodos mais usados globalmente são uso de pesticidas, armas de fogo e enforcamento.
***** A cada suicídio, 20 pessoas são impactadas pelo resto de suas vidas.

O que a bíblia diz sobre o suicídio? Em Êxodo 20:13 - Os dez mandamentos - Deus disse a Moisés "Não mate". Quem comete suicídio está matando a si mesmo. Mas, em Mateus 7:1 diz "Não julguem, para que vocês não sejam julgados". Assim, peço a Deus que nos livre de todo pensamento maligno e nos oriente a nunca julgar quem comete a interrupção da própria vida.

Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. (Provérbios 2:6)


Com carinho,
Jéssica Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário