segunda-feira, 25 de junho de 2018

Esposas sábias e maridos empedernidos

Olá meninas! Esses dias abri o gerenciador do blog e vi um comentário em um dos post que fiz sobre um capítulo do livro Mulher Única e a pessoa disse algo mais ou menos assim "Não sabia que podia postar, já que o curso é ministrado de portas fechadas". Gente, não é questão de poder ou não. Quando comecei a postar meus resumos, fiz na intenção de ajudar outras líderes e até as próprias alunas, que muitas vezes na correria da semana não conseguiam ler o capítulo todo. Enfim, se a venda do livro é aberta, eu consigo comprá-lo até no mercado livre, não tem porque não compartilhar o conteúdo que é tão valioso. E, o objetivo desse blog é compartilhar conhecimento, então segue mais um resumo 😍


ESPOSAS SÁBIAS E MARIDOS EMPEDERNIDOS¹

O ego é o "deus" da sociedade moderna. E egocentrismo começou no jardim do éden.
Deus, em sua soberania, tem o direito de determinar o que é bom e o que é mau; de mandar participar de algo ou de se abster daquilo.O pecado consiste em negarmos o direito divino de posse sobre nós. A estratégia do diabo e dividir; a de Deus é unir. O propósito e o desejo de Deus é trazer dignidade e união ao casamento. A conversão é o processo pelo qual Deus nos resgata do reino das trevas e nos traz para o reino da luz por meio do novo nascimento. Viver em dois reinos opostos quando se está unido pelo casamento é, na melhor das hipóteses, difícil. Satanás é o pai da mentira; Cristo é "a verdade". O Espírito que rege cada reino está em oposição direta ao outro. A bíblia chama um relacionamento assim de "julgo desigual" (2 coríntios 6:14).

Quando o ego é o "senhor", o egoismo é a regra. Quando Deus é o Senhor, o amor é a regra.
A opinião é diferente de um bom conselho. A diferença entre um e outro pode resultar em céu ou inferno; na manutenção do casamento ou divórcio.
**Conselhos sábios consistem na verdade divina aliada a aplicações práticas**
Viver no mesmo reino é ter a mesma mente, o mesmo espírito e o mesmo conselheiro. A sabedoria é do que mais necessitamos nesta vida (provérbios 4:7)

Conhecimento → informação sobre os fatos
Entendimento → interpretação dos fatos
Sabedoria → Aplicação dos fatos
Apenas o conhecimento não é suficiente; precisamos de sabedoria.
O temor do Senhor é se afastar da prática do mal (Provérbios 3:7)
Satanás tem conhecimento, mas não sabedoria, pois ele não teme ao Senhor. Aquele que possui o temor do Senhor e a sabedoria de Deus tem autoridade sobre o diabo. Se não temos sabedoria, basta pedi-la a Deus, que prometeu nos dá-la abundantemente (Tiago 1:5).

Crer em Deus é uma atitude sábia. Recusar-se a confiar é falta de fé e de sabedoria. Não confiar em Deus é insensatez. Prova da falta de sabedoria: Deus criou o homem para ter o domínio sobre a terra, incluindo a vida vegetal. Hoje as plantas é que estão dominando a humanidade. A cerveja, o álcool, a maconha e a cocaína são derivados de plantas.

Mascarar a verdade ou tentar evitá-la é correr na direção oposta à solução do problema. Tudo o que o homem realmente precisa é de Deus. Uma mulher pode ajudar, mas a maior necessidade de um homem é Deus! "Covas dos leões" são nossos pensamento, sentimentos e motivações irracionais. Nem sempre, porém, a sabedoria da esposa salva o marido, como vemos na história de Abigail e seu esposo, Nabal, a quem a bíblia chama de "tolo". A mulher casada com um "tolo" talvez não veja o marido ser salvo, mas pode salvar a si mesma e a família por meio do seu relacionamento pessoal correta com Deus.

Aproveite ao máximo os aspectos positivos das circunstâncias e use-os a seu favor. Seja criativa nas maneiras de demonstrar amor. Peça a Deus uma estratégia. Não force seu marido a falar com você. Impondo suas exigências você apenas erguerá barreiras ao invés de derrubá-las. Para demolir barreiras, esteja disposta a ceder, mesmo nos diálogos. Conheça os interesses dele. Quando ele estiver falando, não interrompa, corrija ou ameace. Se perceber que ele está errado, deixe-o errar. Não faz mal! Não faça acusações, pois são o que mais  fazem um homem silenciar. O bem mais precioso de qualquer homem é receber cristo como salvador; o bem mais precioso de qualquer casamento é o casal estar unido em Cristo.

Quando pedir sabedoria, Deus lhe dará a estratégia pelo qual você obterá a vitória em cada batalha, para glória de Deus.Ninguém está fora do alcance do nosso poderosos Deus e do precioso Espírito Santo. Deus transforma o homem de glória em glória, faz com que ele se torne gradualmente semelhante à imagem de Cristo, mas, à medida que o crescimento se processa, você precisa aceitá-lo como ele é. Assim como você tem pontos fortes e fracos, seu marido ou seu futuro marido também tem. Se você pedir a Deus que mude seu marido, só para tornar sua vida mais cômoda, então, aí há um elemento de egoísmo.

Um coração quebrantado se harmoniza com Deus através da oração e do estudo da palavra, e é capaz de dar "resposta branda" que "desvia o furor" (Provérbios 15:1)
O tema sabedoria está presente nos 9 primeiros capítulos de provérbios. Estude o livro de provérbios e verás como a sabedoria é importante!

Oro para que nós, esposas e futuras esposas, tenhamos sabedoria no falar e no agir. Que o Espírito Santo de Deus nos guie a tomar decisões certas e que através da nossa vida, das nossas palavras e atitudes os nossos cônjuges (e futuros) busquem conhecer esse Deus que é poderoso e maravilhoso!! E lembrem-se, a mulher sábia (que tem sabedoria) edifica a casa, e a tola (sem sabedoria) a destrói com as próprias mãos, palavras e atitudes. Que sejamos sábias, em todo tempo!!!

¹Significado de empedernido: Que se conseguiu empedernir (petrificar); que foi transformado em pedra. [Figurado] Que não se consegue comover nem persuadir; que demonstra insensibilidade; inflexível. 
Sinônimo de empedernido: cruel, insensível, desumano, inflexível, endurecido
Fonte: Dicionário Online de Português (Link)

Com carinho,
Jéssica Rodrigues

7 comentários:

  1. Olá!! Qual mimo vc indicaria para esse estudo.
    Obrigada.
    meu email- verabotelho_03@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Queria saber se vc pode indicar uma dinâmica para está lição ou até mesmo vídeo ou brinde ... Meu email fernandasantos-17@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Queria saber se vc pode indicar uma dinâmica para está lição e um brinde

    ResponderExcluir
  4. Boa noite wyak tipo de dinamica vc pode indicar. E qyais as lembrancinhas posso fazer

    ResponderExcluir
  5. Dinâmica sugerida:

    Entregar uma folha de papel a cada participante; pedir para cada uma delas fecharem os olhos . (Em segredo peça a uma aluna para não fazer nada que for solicitado e no final responder que não fez porque não soube)

    Ir dando comando de o que fazer com o papel, por exemplo, dobra o papel no meio, dedo te a metade, dobre uma das pontas, faça um buraco no centro e...

    Depois mande elas abrirem os olhos e mostrarem suas folhas.
    Possivelmente todas estarão parecidas mas não iguais, outras estarão totalmente diferente...

    Moral da dinâmica: o casal está debaixo das mesmas orientações do Senhor, mas nem sempre conseguimos obedece-las de igual modo. Devemos ter sabedoria para reconhecermos as diferenças e dificuldades, mas sermos fortes no Senhor e em nossa fé para buscarmos seguir como casal que se ama e se respeita. Assim como a aluna não fez nada no papel porque não sou e, assim existem cônjuges que não sabem agir diferente do que aprendeu em seu lar, com seus pais, com sua história de vida...

    ResponderExcluir
  6. Glórias a Deus por nós presentear com pessoas como você! Vc é benção.

    ResponderExcluir
  7. Gratidão por disponibilizar conosco ,essa dinâmica!! Deus abençoe.

    ResponderExcluir