terça-feira, 3 de julho de 2018

Não morra em casa!

Olá meninas, graça e Paz. Como prometi, segue mais um resumo do livro "Mulher Única". Espero que aproveitem a leitura e compartilhem com quem vocês acham que precisa dessas palavras. Na próxima semana vou compartilhar o resumo do último capítulo, cujo o tema é: uma mulher madura.

NÃO MORRA EM CASA!

A família hoje é o útero que está sendo formado a sociedade de amanhã. Sob novas e fortes pressões, tanto homens quanto mulheres têm de aprender a desenvolver um equilíbrio entre família e trabalho.

A corda de um piano precisa de tensão para ser afinado, mas quando a pressão é demais ela se rompe. Nas pessoas, esse "rompimento" ocorre na forma de uma crise emocional, moral, familiar, econômica e espiritual que resulta em divórcios, vícios e doenças. Nesse cenário, as crianças são criadas numa atmosfera de medo, suspeita e desconfiança.

A paternidade e a maternidade são habilidades aprendidas, e cometer erros faz parte do aprendizado. É a unidade e a concordância que deve haver entre pai e mãe. O pai não deve nunca discordar da mãe na frente dos filhos para não perder a autoridade sobre eles. Onde existe concordância existe poder, enquanto a discordância sempre resulta em impotência. É essencial que exista um acordo entre pai e mãe quanto aos valores familiares a serem cultivados.
Três coisas são vitais à normalidade da vida doméstica: INTIMIDADE, DISCIPLINA E AMOR. O amor é necessário, mas a disciplina é indispensável. O objetivo da disciplina tem de ser correção, não punição. Os homens medíocres desejam ter autoridade mas querem fugir da responsabilidade. O que não compreendem é que o pecado por omissão é o pecado básico da humanidade. O casamento é uma relação em que se entra com 100% de investimento. Não há (ou não deveria haver) espaço para o egoísmo no casamento. A mulher não deve fazer a parte do marido. Deve-se chegar em um acordo sobre as responsabilidades de cada um. O problema não é a falta de informação, e sim o fato de que pouquíssimos buscam a leitura e muitos buscam entretenimento. O entretenimento pode ser uma droga como qualquer outra, e pode ser, também, uma forma de fugir da realidade.
A oração produz intimidade. A intercessão é uma forma de morrer para si mesmo, por essa razão, tão poucos parecem dispostos a praticá-la. Mas a oração também é uma forma de ministério. Mistério é serviço.

À mesa, geralmente, é o único lugar em que a mãe tem domínio completo da situação. Falhar no estabelecimento de limites é fatal para o ensino de uma boa conduta aos filhos. A hora do jantar é um tempo imprescindível para se gerenciar a vida familiar.
Não valorizar a esposa é o erro do homem no ministério, e o erro da esposa e deixa-lo fazer isso. Qual é a sua aparência quando você acorda e vai dormir? Como você age quando se despede do seu marido pela manhã e quando o recebe à noite? A sua reação deve corresponder à expectativa do seu esposo, sendo agradável e prazerosa. Manter a imagem da feminilidade e graça é uma forma de preservar o casamento.Você saberá o valor dos seus esforços quando ouvi-lo dizer em tom de admiração: "essa é a minha mulher" ou "essa é a minha mãe". Mulheres que não administram bem o tempo sempre causam estresse à família. O tempo é o único bem na vida que, quando gasto, jamais pode ser recuperado. A mulher e mãe bem sucedida é perita em administração do tempo.  Organize a casa. Administre-a com eficácia, pois a ineficácia causa tensão e desperdício. UMA MULHER EM CASA É O MESMO QUE UM ADMINISTRADOR EM UMA EMPRESA. Administração é um dom de Deus, se você não tem, peça a Ele. (a mulher virtuosa - provérbios 31- tem esse dom). Não confie na sua própria memória para tudo, pois certamente ela falhará, apagará ou ficará sobrecarregada. Coloque as coisas no papel.

Na trindade, Jesus é o visionário, o Espírito Santo é o administrador, e o Pai é o governador da igreja.


A maternidade é um trabalho de tempo integral do qual jamais podemos nos demitir. As alegrias da maternidade ultrapassam em muito o fardo da responsabilidade. O que vai ficar impresso na mente e no coração dos nossos filhos serão nossas atitudes em relação a eles e a constância de um viver piedoso diário. Cada filho tem uma personalidade única, singular. Não temos uma família perfeita, mas sempre intercedemos de joelhos por ela. Deixe Deus fortalecê-la ao invés de tentar ser forte diante dele. Não podemos impressionar Deus. Mas podemos nos impressionar pelo que Ele faz em nossa vida.

A ociosidade conduz à fofoca (1 Timóteo 5:13). A decisão de se ocupar ou não cabe a você, embora a prioridade de cuidar da família esteja sempre em primeiro lugar, e isso jamais mudará. Deus realmente nos guia e nos orienta, como prometeu em sua palavra (Isaías 58:11 / João 16:13). Uma mãe com filhos pequenos tem de tomar cuidado para que os "cuidadores do mundo" não sufoquem sua vida ou seu espírito. Não podemos esperar que apenas o pai lide com assuntos mais sérios. O relacionamento em seus filhos não podem se transformar em uma pedra de tropeço no relacionamento com seu marido. Passar tempo a sós com ele mesmo com a agenda diária lotada é fundamental.

Oro para você, mulher casada, que se dedique ao seu lar, não seja omissa as atividades que são importantes para manter a sua casa como um ambiente de paz. Que você busque sempre em Deus o fortalecimento que precisamos para enfrentar a rotina, muitas vezes estressante, do dia-a-dia. E você, mulher solteira, oro para que você se prepare para quando tiver que administrar o seu lar. Que você aproveite o tempo em que está aguardando ou se preparando para se unir a alguém, buscando em Deus sabedoria para ser uma boa administradora quando chegar a hora de assumir esse papel. E, para ambas, oro para que busquem mais conhecimento e menos entretenimento.


Com carinho,
Jéssica Rodrigues

Um comentário:

  1. Boa tarde, Jessica Rodrigues!
    Amei seu resumo bem esclarecedor, parabéns!

    ResponderExcluir