segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Família Disfuncional - Bate-Papo | 6º Congresso Mulheres DT

Graça e paz, amadas. Hoje venho compartilhar com vocês um tema que foi discutido no primeiro bate-papo do 6º congresso Mulheres Diante do Trono, que participei no início do mês. As mulheres convidadas que discutiram o tema: Orfandade e família disfuncional¹ foram: Andreia Magnino, dra. Daniela Bessa, dra. Dorcas Caetano e pra. Trina Lozano.

¹Uma família disfuncional é em que os conflitos, a má conduta e muitas vezes o abuso por parte dos membros individuais ocorrem continuamente e regularmente, fazendo com que outros membros acomodem-se com tais ações. Às vezes, crianças crescem em tais famílias com o entendimento de que tal tipo de convívio é normal. As famílias disfuncionais são principalmente o resultado de adultos codependentes e também podem ver-se afetadas pelos vícios, como o abuso de substâncias (álcool, drogas etc.) (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia_disfuncional)

Para começar, família perfeita existe, somente, nas propagandas. Nós sabemos que toda família enfrenta seus dilemas, e que nenhuma é perfeita. É válido destacar que em todos os relacionamentos é importante apreciar estar sozinho, mas não estar só. O momento em que cada um desfruta somente da sua própria companhia é importante, mas isso não pode, e não deve, nunca se transformar em isolamento.

Para um bom relacionamento familiar, é importante que cada um tenha liberdade para discordar, sem perder a unidade. O desacordo faz parte de uma família funcional.

Uma criança se liga ao adulto ligado a ela. Quando os pais são ausentes, a criança se apega a outra pessoa, como por exemplo a babá. De 0 a 5 anos é o período em que são criados os laços de dependência e afeto. A criança não vai se sentir órfão quando os pais vão trabalhar se o vínculo foi criado de 0 a 5 anos. É preciso ter atenção especial sobre as crianças, ter tempo de qualidade com elas.  As vezes o filho é o marido emocional da mãe, aí ela não liberta o filho quando ele fica mais velho e com desejo de construir sua própria família. Isso é prejudicial à criança e consequentemente ao adulto que será formado.

Não existem famílias perfeitas, mas existem famílias vencedoras.Quem eu sou nessa família? É muito importante quando a mulher entende qual é o SEU papel e assume-o. Pois, o que caracteriza uma família disfuncional é a omissão dos papeis de cada integrante. 

Quando a família é disfuncional,  é gerado uma angústia nos integrantes. As vezes a mulher se sente punida por não conseguir conquistar vitórias junto da sua família. Superar esse sentimento de punição é importante, por isso é necessário procurar ajuda.A disfunção não precisa ser o fim da nossa família de origem, É preciso romper o passado! Perdoar e prosseguir.

Como conquistar uma família funcional?

1º admitir que você está numa família disfuncional
2º assumir o seu lugar nessa família, respeitando o lugar do outro
3º arrepender dos meus pecados

Quero destacar que uma família funcional (que funciona bem), não é sinônimo de família tradicional. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar. Já a família funcional pode ser constituída, por exemplo por: mãe, avó(ô), filho, e tio(a)s. Então, a família não precisa ser tradicional para ser funcional, amém?

Oro para que o Senhor abra os olhos espirituais de cada uma de vocês. Se há alguma mulher que encontra-se em uma família disfuncional, que ela possa através do poder do Espírito Santo, reconhecer e tomar uma atitude para mudar esse cenário, em nome de Jesus.


Com carinho,
Jéssica Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário