sexta-feira, 19 de agosto de 2016

A benção de Ester: a alma curada - Ana Paula Valadão Bessa | 6º Congresso Mulheres DT

Foi perfeito! Não podia começar esse post de outra forma. Participar do 6º Congresso Mulheres DT foi especialmente maravilhoso. Como disse a vocês, participei de todas as outras cinco edições, mas essa foi especial (como eu imaginava). Superou as minhas expectativas, e Deus falou de forma sobrenatural. Enfim, como prometi, vou compartilhar mensagens inspiradas nas pregações do congresso. Espero, do fundo do coração, que sejam abençoadas. Indico a leitura do livro de Ester, que é pequeno (apenas 5 capítulos) e cheio de ensinamentos. Por favor, leiam! Vai valer a pena :)


No livro de Ester, também conhecida como Hadassa, lemos que ela era uma mulher atraente e muito bonita. Ela fora tomada como filha pelo seu primo Mardoqueu (ou Mordecai), após se tornar órfã de pai e mãe.

Ao participar de um concurso de beleza, a candidata precisa ser bonita, mas além disso, precisa mostrar o seu carisma e falar dos seus sonhos. A beleza não se resumo ao lado de fora.
Em provérbios 15:13 diz "O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate". Ester era de um povo menosprezado e exilado de Israel. Ou seja, além de ser órfã, ela fazia parte de um povo menosprezado, mas ainda assim ela conseguiu ter um coração curado. Não importa qual o seu passado, as marcas negativas da sua história, você também pode conseguir sair desse cenário em que você está vivendo. Não se turve o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. (João: 14:16).

Hegai, responsável pelo harém do rei, ensinava as candidatas ao reino como se portar, comer e se vestir diante do rei. Dava aula de etiqueta real para as candidatas. Ester conquistou a simpatia do Hegai, que a partir de então começou a providenciar tratamento especial à ela. Além disso, Hegai era como um orientador para Ester, assim como o Espírito Santo é conosco. Durante essa fase de tratamento, que durava 12 meses - 6 meses com óleo de mirra¹ e 6 meses com perfumes e cosméticos, Ester aprendeu a confiar, a depender e obedecer , além de ter vencido o trauma da orfandade.
(¹O óleo de mirra limpa, purifica, é remédio, cicatriza, e tem um cheiro doce. A árvore de mirra cresce no deserto)

No tratamento de beleza, Ester estava sendo purificada, assim também a nossa alma precisa ser para entrarmos na presença do rei. A nossa santificação está acontecendo a cada dia, e ela depende das minhas escolhas, do quanto eu dou lugar ao fruto do Espírito. A santificação é um processo duplo: está acontecendo e já aconteceu - já somos santos no Senhor (já aconteceu quando Jesus morreu na cruz) mas não totalmente (devemos continuar buscando).

O nosso perfume é o perfume de Cristo. "Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas" (2 Coríntios 2:14). Qual perfume você exala quando passa? O perfume de Cristo? Se você não incomoda, não confronta e a sua presença é a igual a de quem não tem Jesus, se você provoca escândalos, se você desanima as pessoas e desencoraja, está na hora de começar (ou voltar) a usar o perfume de Cristo que custou um alto preço (e já foi pago - na cruz).

A nossa alma se alimenta daqui que a gente lê, assiste, etc. O que alimenta seus pensamentos? Televisão? Jogos? Coisas que não edificam e que tomam seu tempo? Convém trocar sites de fofoca e redes sociais por CD's, DVD's, livros e acima de tudo, a Bíblia. AS DECISÕES MUDAM A NOSSA VIDA. Te desafio e mudar suas escolhas daqui até o final do ano, e verás que vale a pena!Que atitudes eu tenho tido que preciso deixar para trás? Quais pensamentos tenho acolhido? É preciso abandonar hábitos "ruins" e dar espaço para Espírito Santo habitar em nós. Aleluia!

Em breve eu volto com mais reflexões sobre a vida de Ester.

Com carinho,
Jéssica Rodrigues



Nenhum comentário:

Postar um comentário