sexta-feira, 15 de julho de 2016

Vencendo a Depressão

Graça e paz, amadas. Peço perdão por ter demorado tanto tempo para atualizar o blog. As minhas últimas semanas foram bem corridas. Mas o importante é que agora estou de volta para compartilhar com vocês uma mensagem poderosa. Há algumas semanas tirei um final de semana para ficar com o meu esposo, e resolvemos ir até Belo Horizonte (desde que mudamos para Montes Claros, eu só tinha voltado lá para ir a um casamento). E nessa última viagem o Senhor falou poderosamente aos nossos corações através de uma mensagem ministrada pelo Pr. Lucinho Barreto na Igreja Batista Getsêmani. Como o tema é cada dia mais presente na nossa rotina, resolvi fazer anotações para compartilhar.

Para começar, quero que você entenda o que é a depressão: uma perturbação do humor caracterizada por um conjunto de sintomas, que incluem tristeza e/ou diminuição do interesse pela realização de tarefas, perda de apetite, alterações do sono, fadiga e perda de energia, sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva, visão negativa e pessimista da vida, alterações da memória e concentração, dificuldade em tomar decisões e ideias suicidas¹

Alguns motivos que levam a depressão e algumas coisas que Davi fazia para combater a depressão

Ressentimento - é a raiz de amargura. As vezes a decepção é tão grande que a alma racha de dor. A amargura leva a pessoa a um estado de morte. A amargura leva a chatura. Ao invés de construir pontes, o ressentimento constrói muros pois tem medo de ser ferido novamente.


 Inutilidade - deixar de ser produtivo. Quando a gente para de ser útil, vem a depressão. Há um ditado que diz "panela velha é que faz comida boa", e com as pessoas a lógica é a mesma. Quanto mais usamos a mente e exercitamos nosso corpo, melhor nos tornamos. Parar de ser produtivo nos faz perder a essência da vida. No futebol, o jogador só é útil até 35 anos, mas a expectativa de produtividade na obra de Deus vai muito além. 


Isolamento - solidão. Adão se sentiu depressivo porque todo animal macho tinha uma fêmea. Ficar sozinho por muito tempo pode encurtar sua vida em até 8 anos. A solidão é assassina. E um detalhe importante: colega não faz diferença nas nossas vidas, a gente precisa de AMIGOS.

Pecado não confessado. Essa é uma prática que não agrada a Deus e que normalmente é escondida. Guardar pecado causa depressão. Nos tornamos antipáticas quando recusamos a confessar um pecado a Deus. Muitas vezes nós associamos a depressão com aquilo que a pessoa tem ou não tem. A Suíça é um país rico, e uma em cada três pessoas tem depressão. A depressão leva a nossa alma a entrar para o porão, onde não vemos saídas e morremos em vida.    Salmo 32:3-7

 "Confessar pecados sem lágrimas nos olhos não é confessar, é comentar" Pr Lucinho. 

Comparar com outra pessoa causa depressão. Davi ficou depressivo quando se comparou com os ímpios. Hoje em dia é tão comum e acessível as pessoas terem acesso aos perfis dos artistas nas redes sociais que muitas vezes a pessoa nem percebe que está deprimida,  mas no fundo ela não conseguiu filtrar as informações recebidas e acabou se comparando a alguma pessoa. Comparar você com outra pessoa, seja ela quem for, não faz bem pra nossa mente.   Salmo 73:2-3

Deus nos abençoa para levar a glória dele para as nações. Ficamos depressivos quando não descobrimos nossa missão na terra. Davi foi o maior rei do mundo. Ele foi adúltero, assassino mas está na genealogia de Jesus. Então, não importa quem você foi, não importa quem você é, Deus está te ama e aposta em você. Não é a toa que o teu filho Jesus, veio para nos salvar de toda iniquidade.

Como Davi combatia a Depressão:

1- Ele orava como louco. Até o salmo 30, a bíblia cita 29 vezes em que Davi orou. 
2- Ele era louco pela palavra de Deus (salmo 119).
3- Ele se expressava de uma forma louca.
4- Ele perdoava como louco. Em 1 Samuel 24:9-22 conta a história em que Davi perdoou Saul . Quem perdoa está livre para seguir a vida e combater a depressão.
5- Ele se arrependia como louco - Davi não cometeu erros reincidentes!! Todas as vezes que ele errou, ele se arrependeu verdadeiramente que nunca mais cometeu o mesmo erro.
6 Ele guerreava e lutava como louco. Que as pessoas se enganem com a gente. Que possamos lutar com todas as nossas forças, principalmente as espirituais.

Aleluia! Eu oro para que cada pessoa que leu esse texto possa tomar posse desses conselhos; evitando o ressentimento, tornando-se cada vez mais útil, evitando o isolamento, confessando os pecados e jamais se comparar a outra pessoa. Além disso, peço ao Espírito Santo que nos ajude a orar, nos inspire a querer conhecer a palavra do Pai, nos incentive a perdoar e a nos arrepender e acima de tudo, que possamos ter uma vida plena diante do Senhor. 

Com carinho,

Jéssica Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário