sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Etiqueta Pessoal

Oi, oi oi. Estou aqui de novo para continuar falando de etiqueta. Vocês gostaram das dicas de Etiqueta à mesa?  E gostaram de conhecer um pouquinho da nossa irmã Diule? Espero que sim! Bom, eu sei que algumas coisas que eu disser aqui, muitas de vocês já saberão, mas como já disse outras vezes, conhecimento nunca é demais. É sempre bom fazer uma reciclagem para certificarmos que estamos, além de lindas, elegantes. As regras de etiqueta dizem muito sobre quem você é, então cuidado, pois tem sempre alguém de olho em você. Lembre-se: você é uma mulher influenciadora, por isso, dê bons exemplos! Li uma frase em algum lugar que diz:"Não identificamos as pessoas elegantes pelo visual, pela posição social, mas pelas suas atitudes!".

Vamos às dicas:
* Onde colocar a bolsa?
Quando você chegar em algum restaurante (ou até mesmo em casa), nunca coloque a bolsa em cima da mesa. Além de não ser higiênico, não é nada elegante. Se no local não tiver um aparador de bolsas procure uma cadeira para colocar a sua bolsa. Ah, no chão também não é elegante, ok?

*Comi e preciso retocar o batom, e agora?
Simples: vá ao toalete. Nunca, nunca, nunca retoque a maquiagem ou arrume cabelo sentada à mesa. Não é nada elegante. Antes de tomar algo, tire o excesso de batom com um guardanapo, pois não é elegante manchar o copo/taça com batom, ok?

*Cheguei, vi um amigo, devo cumprimentá-lo?
Quando você chegar em um restaurante e avistar alguém que você conhece, procure identificar se essa pessoa já está comendo. Se ela estiver, não vá até o seu conhecido, comprimente-o de longe para não deixa-lo constrangido. Mas, se ele não estiver comendo, você pode ir cumprimentá-lo.

*Como apresentar as pessoas?
No caso de ser homem e mulher, primeiro falamos fulano (h) essa é a beltrana (m) e vice versa. Se a mulher estiver sentada, ela não precisa se levantar para o homem. O apertar de mãos deve ser firme, sem balançar e olhando nos olhos. No caso de uma das pessoas ser autoridade ou líder é o contrário primeiro falamos fulano (h/m) esse é o pastor(a) e vice versa. O fulano (h/m) deve se levantar para cumprimentar a autoridade/líder. Lembre-se: quando vamos honrar alguém devemos nos levantar, isso é educado e elegante.

*Salgadinho e Guardanapo:
Ao contrário do que pensam muitas pessoas, o guardanapo não serve para pegar os salgadinhos, e sim para limpar os dedos e os lábios antes de levar o copo à boca. Quando se servir de salgadinhos, pegue-os com a mão (claro que você não vai pegar um e devolvê-lo à bandeja para escolher outro, certo?). Você pode, perfeitamente, ficar com o guardanapo na mão e utilizá-lo novamente para um novo salgado. Seja elegante.


*Fui convidado para jantar na casa de um casal, devo ir?
Sim, não tem problema algum em você ir até a casa de alguém que você conhece a pouco tempo. Mas cuidado! Nunca, nunca, nunca se convide para conhecer o restante da casa pois principalmente os quartos são muito íntimos. Mas, se te convidarem para conhecer, não faça desfeita,  vá.

*Como me sentar (no sofá) da casa dos outros?
Sempre com a coluna ereta. Se essa pessoa não for um parente muito próximo, que você tem intimidade, nunca deite no sofá dela, é muito deselegante. Cruze as pernas, principalmente quando estiver de saia/vestido. Lembre-se: o nosso corpo fala. Então, se você relaxa a postura o seu corpo está dizendo que você não está valorizando a pessoa que te convidou para estar na casa dela. Por mais cansada que você estiver, esforça-te para manter a sua postura, a sua coluna também agradecerá o teu esforço (isso vale também na igreja).

Lembre-se: A maquiagem mais elegante que uma mulher deve ter é o sorriso. Então sorria, seja elegante!
Você é um cartão de visita, e muitas vezes a primeira impressão é a que fica. Cuide da sua imagem. 

Para o post não ficar grande fico por aqui. Prometo voltar nesse assunto outras vezes com mais dicas para vocês. Que Deus abençoe cada uma de uma forma especial!!

Com carinho,
Jéssica Rodrigues

Um comentário:

  1. Excelente dicas de etiqueta.
    Dicas simples,que fazem a diferença e ajudam no dia a dia.
    Afinal,são muitas regras e há momentos em que é difícil lembrar de todas não é??

    ResponderExcluir