quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Divórcio é a solução? (Parte 2)

Glória a Deus!! Estou aqui para postar a segunda parte do tema: Divórcio é a solução? (Parte 1)
Antes quero contar algo que me aconteceu nesse final de semana que me deixou bem feliz. O meu esposo e eu saímos para comer uma pizza com um casal de amigos que ainda não casaram. Ha algum tempo indiquei à moça a leitura do livro Casamento Blindado, e no nosso encontro ela me disse que estava lendo, porém que não concordava com algumas coisas.. quando estávamos voltando para casa meu esposo disse: "amor, eu louvo a Deus por você ser uma esposa submissa.. quem não concorda com os conselhos do livro é porque tem resistência pela submissão" Ah, eu amei. Ser reconhecida, pelo próprio marido, por algo que as vezes até eu tinha dúvida se de fato era, glória a Deus!


Bom, para falar de divórcio, vamos a uma das grandes causas que tem levado os casais a desistirem de lutar. Tem muitos casamentos sendo destruídos pela síndrome da Gabriela (ou Gabriel), o individuo quer justificar o seu erro dizendo: eu nasci assim, eu cresci assim, vivi assim, vou morrer assim, vou ser sempre assim.. é o meu jeito. Essa pessoa ainda não percebeu o propósito do casamento, porque a partir do momento em que dois se tornam um, não há mais espaço para o individualismo. Quando a pessoa se recusa a mudar o jeito como era enquanto solteiro(a) não haverá jeito para os dois viverem bem. Muitas pessoas têm lutado por viver da mesma forma que vivia antes de casar, sem mudar o jeito, e o resultado disso tem sido a separação. 


Então.. vamos ao que a bíblia diz sobre o divórcio. É permitido ou não?
De acordo com o Senhor, só existe UMA razão bíblica e legítima para o divórcio, que é a fornicação ou o adultério por parte de um dos cônjuges. "Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério" (Mateus 5.32) . Ou seja, o divórcio somente é permitido por razão de adultério de um dos cônjuges de um matrimônio. 

Porém a realidade  de muitas pessoas que estão optando pelo divórcio é bem diferente. Os motivos dos divórcios hoje são muitos, como por exemplo: falta de paciência; falta de apoio; falta de compreensão; falta de diálogo; falta de compatibilidade, enfim.. coisas que deveriam ser tratadas como normais nos casais estão se tornando motivo de divórcio, o que é lamentável. Como eu acabei de dizer, segundo a bíblia só há uma razão para o casal se divorciar na lei de Deus, quando há adultério. Mas, ainda sim.. eu que sou a favor da família, se recebo alguém para atender que foi traída e que deseja se divorciar, o meu conselho é que ela procure perdoar e tentar mais uma vez (é claro que cada caso é específico, mas eu sou a favor do perdão e da segunda chance).

Vamos às 27 ferramentas para lidar com diversas situações do dia a dia e evitar crises conjugais.

1. Não durma com o problema
2. O amor nunca fere
3. Não generalize
4. Pare de reclamar e comece a orar
5. Mostre Apreciação
6. O que seu cônjuge pedir vai no topo da lista
7. Cuide da aparência
8. Nunca ridicularize seu companheiro
9. Beba da santa água (10 minutos)
10. Inicie a conversa brandamente
11. A gaveta dos problemas perpétuos
12. Apague os últimos dez segundos
13. Nunca deixe a linguagem corporal cancelar suas palavras
14. Reconstruir a confiança é trabalho em dupla
15. Durma antes do problema
16. Ensaie para a próxima vez
17. Proteja suas noites
18. Resgate seu companheiro
19. Não faça ataques pessoais
20. Não projete (o passado no presente)
21. Entrem em um acordo sobre como educar as crianças
22.Lembre-se de que vocês estão no mesmo time
23. Problemas com dinheiro são problemas de confiança
24. Não interrompa o seu companheiro
25. Tenha senso de humor
26. Certifique-se de que tem toda a atenção dele
27. Mantenha o romance vivo

Para o post não ficar enorme, vou voltar a falar das ferramentas em outros post. Espero que tenham gostado do post de hoje. Que Deus abençoe cada um que acessou o Blog.

Você já está concorrendo a um linda Bíblia de Estudos da Mulher? Não? O que está esperando? O sorteio será no dia 08 de março (Dia Internacional de Mulher). Para saber mais informações, clique aqui.

Com carinho,

Jéssica Rodrigues

2 comentários: