quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Procrastinação

Olá meninas e meninos, graça e paz.
No último post escrevi sobre o excesso de tempo nas redes sociais e achei que seria interessante falar um pouco sobre procrastinação, que tem haver com o que trouxe no post Detox Digital.

Para começar, vamos entender o que significa a palavra procrastinação: Adiar; deixar alguma coisa para depois: Transferir a realização de alguma coisa para um outro momento; prorrogar para outro dia.¹ E ai, você se identifica com isso? Tem deixado para depois alguma atividade que poderia ter sido feita? Muitas vezes deixamos para depois quando estamos passando o tempo nas redes sociais não é verdade? Ah, mais tarde eu vou encher as garrafas d'agua, agora vou assistir só mais alguns stories no instagram ou só mais um episódio de uma série no netflix. A verdade é que o ato de procrastinar está mais presente no nosso dia a dia do que podemos imaginar.

Em Provérbios 3:27-28 diz: Quando lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa. Não diga ao seu próximo: "Volte amanhã, e eu lhe darei algo", se pode ajudá-lo hoje. Assim também devemos pensar e agir em relação a nós mesmos. Não devemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje por nós e por quem está próximo da gente.

Tudo o que você tiver de fazer, faça o melhor que puder (Eclesiastes 9:10)

Eu comecei a seguir uma psicóloga no instagram, porque alguém indicou, e percebi que toda semana ela falava sobre assuntos que seus seguidores gostariam de saber, e um dia ela falou sobre o ato de Procrastinar. Vou compartilhar com vocês e quem quiser ouvi-la está nos destaques do insta dela @lucianalimapsi. Segundo ela, Freud descreveu dois princípios, o do PRAZER e o da REALIDADE. As pessoas que não conseguem colocar os planos em prática, são regidas pelo princípio do prazer, elas têm uma dificuldade grande em tolerar o desprazer que a realidade muitas vezes exige. O Prazer imediato é o que move essas pessoas movidas pelo princípio do prazer, ou seja, são pessoas que procrastinam as atividades que não promovem prazer imediato, evitando o desconforto. Por outro lado, tem as pessoas movidas pelo princípio da realidade, que têm prazer a partir do merecimento, enxergam a longo prazo, conseguem tolerar os desconfortos e tem como lema: plantar para depois colher. Aparentemente as pessoas que vivem no princípio do prazer são mais felizes, mas elas se sentem muito frustradas internamente.
A satisfação em ser uma pessoa realizadora é muito importante em todos os âmbitos da vida.


Para quem é movido pelo princípio do prazer, evite pensar em TUDO que você precisa fazer, e comece a pensar no TODO. Se você tem o objetivo de ler um livro inteiro, não tente fazer isso em uma semana, simplesmente dedique minutos do seu dia e quem sabe você conclua a leitura em até um mês. Não importa quanto tempo demore, o que importa é o sentimento de realização que essa atividade/meta irá te proporcionar.



Nós procrastinamos quando ligamos a função soneca do despertador, quando deixamos para estudar ou fazer o trabalho na véspera da data do teste ou da entrega, quando adiamos a realização de uma tarefa no trabalho, quando deixamos para outro dia a arrumação da casa, do armário, do guarda-roupas, quando deixamos de ir para fila do banco para pagar uma conta e optamos por pagar depois (com juros), enfim, são infinitas as vezes que procrastinamos no nosso dia a dia.

Eu te desafio a analisar sobre o que tem te feito procrastinar nas suas atividades diárias e estabelecer pequenas metas para mudar isso. O dr. Mike Murdock diz "o nosso sucesso está escondido na nossa rotina diária", a sua rotina está te levando para o sucesso ou para o fracasso? Evite a procrastinação, ore e peça a Deus ajuda para vencer isso.


¹Fonte: Dicionário Online de Português

Com carinho,
Jéssica Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário