segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Detox Digital


Olá meninas, graça e paz!
Há algum tempo tenho pensado  como tenho perdido tempo nas redes sociais. Muitas vezes passo horas acompanhando a vida de pessoas que eu nem conheço, e no fim do dia acabo com a sensação de frustração, porque a vida das pessoas é muito boa, e a minha vida real nem tanto. Como perdemos tempo com entretenimento, é instagram, facebook, snapchat, whatsapp, televisão, netflix, etc.

Por causa das redes sociais eu já fiquei dias sem ler a bíblia, sem se quer pegar em um livro, e essas são coisas que me fazem muita falta. Então, quando percebo que há um desequilíbrio em alguma área da minha vida, que é provocado pelo excesso de algo, eu logo busco encontrar esse equilíbrio.

Não há nada mal em possuir conta em diversas redes sociais, mas o que eu chamo atenção é para o excesso de tempo em que dedicamos a elas. Eu também entendo que, as vezes, a pessoa trabalha com divulgação da marca, ou do próprio perfil pessoal nas redes sociais, mas entendam, estou falando do excesso, de quando chegamos em casa no fim do dia, deitamos no sofá e ali ficamos por horas ocupando o nosso tempo com entretenimento vazio.

Estudos apontam que o excesso de tempo nas redes sociais pode causar crises de ansiedade, alteração no sono, isolamento, dificuldade de concentração e raciocínio e queda no rendimento escolar ou no trabalho. Há quem diga que o excesso de tempo nas redes sociais pode provocar depressão, e outros dizem que por estar depressivo a pessoa começa a passar muito tempo navegando nas noticias e perfis atualizados a cada segundo nesse universo em que noticia não dura mais que três minutos, antes que algo novo surja. Os brasileiros são campeões no diz que respeito a tempo online, e com esse título também carregam as consequências desse excesso; agitação, irritabilidade, impaciência, esgotamento, dificuldade para relaxar e se desligar, etc.

Em Provérbios 3:21 diz: Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista
Deus não quer nos vê doentes e isolados por causa das redes sociais, ele quer que tenhamos equilíbrio em tudo que fizermos, pois ele, o equilíbrio, trará vida para nós (verso 22).

Algumas vezes quando queria me consagrar para algo, optei por incluir as redes sociais no meu jejum, por um tempo determinado. Há quem use a expressão detox, porém todas as vezes em que fiz, havia oração por um propósito envolvido, por isso chamo de Jejum, mas o objetivo é o mesmo, se desligar um pouco de algo que toma tanto o nosso tempo.

Eu te convido a fazer um jejum, ou detox, das redes sociais. Uma semana! Para alguns é pouco e não fará tanta diferença, para outros parecerá uma eternidade. Mas faça! você não vai se arrepender.Você verá que terá tempo para ler um bom livro, ou para fazer uma visita a um amigo, ou para fazer uma caminhada após o trabalho, ou para testar um receita nova, ou para dedicar mais a família, enfim.. são tantas possibilidades para preencher esse tempo em que NÃO será ocupado pelas redes sociais, que é possível que você até goste de ficar off. Irei orar para que essa experiência na sua vida seja surpreendente!

Você não precisa deletar as suas contas nas redes sociais, mas excluir os aplicativos do telefone facilita muito, pois assim você não os terá a sua vista a todo momento. E, se durante o detox, ou jejum, você participar de algum momento que queira registrar, faça isso, mas deixe para postar quando terminar o desafio, como #TBT¹. Você vai ficar mais acessível para as pessoas a sua volta e se sentirá bem com isso, acredite!

Se você acha que esse desafio, de ficar offline das redes sociais por uma semana, será interessante para você, compartilhe com alguém que também precisa se desligar um pouco e seja bênção na vida dela, amém?

¹Tbt significa throwback thursday, que pode ser traduzido do inglês para quinta-feira do retorno ou regresso. É uma hashtag utilizada pelos usuários de redes sociais para marcar fotos que se referem ao passado, que deem saudades, simbolizada por #tbt . Fonte

Com carinho,
Jéssica Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário