segunda-feira, 23 de julho de 2018

DEUS SE ARREPENDE?

Olá meninas!! Hoje quero compartilhar com vocês um assunto que me fez refleti durante o tempo em que estava lendo o livro do profeta Amós. Comecei a ler esse livro a convite de uma amiga, que me foi inspirada a estudá-lo e me convidou para lermos juntas. Ah! como é bom ter alguém para compartilhar aquilo que o Senhor fala através da tua palavra. Obrigada querida Diule, sua vida e amizade são motivos de gratidão para mim. Desafio vocês a convidar alguém próximo para lerem a bíblia juntos, o livro de provérbios é ótimo para começar um devocional.

Pois bem, no capítulo 7:1-9 do livro de Amós narra a história "As três visões de Amós"
Foi isto que o SENHOR, o Soberano, me mostrou: ele estava preparando enxames de gafanhotos depois da colheita do rei, justo quando brotava a segunda safra.Depois que eles devoraram todas as plantas dos campos, eu clamei: “SENHOR Soberano, perdoa! Como Jacó poderá sobreviver? Ele é tão pequeno! ” Então o SENHOR arrependeu-se e declarou: “Isso não acontecerá”. O Soberano, o SENHOR, mostrou-me também que, para o julgamento, estava chamando o fogo, o qual secou o grande abismo e devorou a terra. Então eu clamei: “Soberano SENHOR, eu te imploro que pares! Como Jacó poderá sobreviver? Ele é tão pequeno! ” Então o SENHOR arrependeu-se e declarou: “Isso também não acontecerá”. Ele me mostrou ainda isto: o Senhor, com um prumo na mão, estava junto a um muro construído no rigor do prumo. E o SENHOR me perguntou: “O que você está vendo, Amós? ” “Um prumo”, respondi. Então disse o Senhor: “Veja! Estou pondo um prumo no meio de Israel, o meu povo; não vou poupá-lo mais. “Os altares idólatras de Isaque serão destruídos, e os santuários de Israel ficarão em ruínas; com a espada me levantarei contra a dinastia de Jeroboão”.

Em dois momentos (versos 2 e 5), a bíblia fala que Amós CLAMOU e Deus se arrependeu e declarou que aquilo (o castigo) não aconteceria. Porém, em um terceiro momento (terceira visão) o Senhor disse que não iria mais poupar o povo de Israel. A primeira coisa que me chamou a atenção foi o poder do Clamor. Não só nessa passagem, mas em outros momentos a bíblia narra histórias em que o CLAMOR mudou a sentença. Lembro-me de quando o rei Ezequias estava com decreto de morte, e ele clamou ao Senhor pedindo que Ele se lembrasse de tudo que ele havia feito, e Deus acrescentou anos na vida do Reis Ezequias? E quando Davi clamou ao Senhor para guardá-lo dos inimigos, e Deus guardou? E quando Elias voltou, após três anos e meio sem chover e clamou a Deus por chuva? Ah se nós entendêssemos o poder de um clamor, viveríamos mais agradecendo do que murmurando.

Mas o que me fez ficar confusa, a princípio, foi a parte em que diz "..O SENHOR ARREPENDEU-SE" porque desde que comecei a frequentar igreja, ouvir louvores e pregações, sempre ouvia aquela frase/versículo em Números 23:19  Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir? Eu fiquei confusa e fui compartilhar com a minha amiga, que estava lendo o livro de Amós também e ela me ajudou a esclarecer.

Fazendo um estudo sobre o original da palavra "arrependimento" ela tem significados diferentes quando se trata do arrependimento humano e do arrependimento Divino. O significado no original do arrependimento humano, no hebraico (shubh) e grego (metanoéo) são: mudança de mente, voltar atrás, retornar ao caminho correto. E quando a bíblia relata o arrependimento de Deus, ela usa os termos originais hebraico (naham) e grefo (metamélomai), que significam: dor, tristeza, pesar.
Ou seja, o arrependimento divino não traz mudança em seu Ser, mas sim no seu modo de tratar o ser humano. Portanto, Deus nunca se arrepende quando firma uma aliança com alguém, pois ele é FIEL e não volta atrás. Porém, Deus se arrepende do juízo, do castigo, quando há um arrependimento verdadeiro.Como é bom pertencer a um Deus de amor!

Leiam o capítulo 3 do Livro de Jonas para vocês entenderem o que é um povo arrependido, clamando a Deus e Ele se arrependendo do juízo e mudando o decreto (verso 10): Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado. Glória a Deus!

Espero que tenham aproveitado a leitura e entendido o poder de um Clamor, e a importância de um arrependimento verdadeiro, isso gera mudança de decretos. Oro para que cada pessoa que leu esse texto busque ter um coração alinhado com o o coração de Deus, que as atitudes sejam conscientes e que nem mesmo precisemos nos arrepender para ver Deus mudando decreto, que as nossas atitudes sejam atitudes de verdadeiros seguidores de Jesus, onde amamos e transmitimos amor, amém? Deus abençoe a todo(a)s.

Com carinho,
Jéssica Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário