segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Mitos sobre o Casamento


Lição 7: Mitos sobre o Casamento

"...e viveram felizes para sempre"
Com essa frase final dos contos de fada criou-se um mito sobre o casamento.

"Toda alegria verdadeira nasce do sofrimento" é o princípio que o Senhor nos dá (1 João 16:2). Jamais se pode conhecer a alegria da salvação sem antes ter experimentado a tristeza de arrependimento pelos pecados.

A decisão de se casar é a segunda decisão mais importante que alguém pode tomar. A primeira é crer em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
"A medida que você começa a buscar a Deus, os homens começam a buscar você". A mulher tem o poder da escolha, por isso deve ser cautelosa.
"É sempre mais fácil fazer uma construção nova do que uma reconstrução"
A mulher deve buscar a virtude do bom caráter, pois todas as outras circunstâncias e situações são variáveis. A única coisa permanente na maturidade é a mudança. A verdade não varia, mas a maneira como ela é aplicada em nossa vida pode variar.
A busca pela banalidade agora é mais que um simples passatempo; tornou-se um estilo de vida. (Exemplo: a maioria dos canais de televisão só oferecem atrações fúteis. Estamos vivendo na era da banalização).
- As mulheres tem 25% menos tempo livre que os homens. Os princípios que Jesus nos deu são tão modernos, reais, úteis, fundamentais e eternos hoje quanto nos dias em que Ele andou neste mundo e os revelou a nós. "Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e será para sempre", mas o mundo não é (Hebreus 13:8).
Pensar que existe "príncipe encantado" é um perigo.

MITO - casar-se tendo em mente o conceito de que se viverá um tipo de vida sempre fascinante e sem preocupações.
MITO - tentar se convencer de que o que se enxerga em um pretendente não é real. Isso é engano puro e simples.
MITO - casar-se com alguém porque ele é sexy, divertido, por transmitir segurança ou porque é um "cara legal" não é somente imprudência; é tolice.
O "príncipe encantado" é apenas ficção. Deus porém, faz milagres, e não magia.

Verdade e Realidade são sinônimos. JESUS É A REALIDADE SUPREMA PORQUE ELE É A VERDADE.
Para se casar ou preservar o casamento, você precisa que o Espírito de Cristo a conduza e guie "a toda a verdade".
"Encare a realidade o quanto antes. Não espere até que ela o obrigue a encará-la". Quando uma mulher se casa, ela se casa com o caráter do seu marido, não com a personalidade dele. O que quer que um homem seja antes do casamento, ele o será em maior medida após o casamento.
Para as mulheres SOLTEIRAS, a confirmação de que você precisa é a orientação de Deus quanto a se casar ou não com determinado homem.
Algumas mulheres parecem querer insistir em acreditar nos mitos, ao invés de se livrar deles, encarar a realidade e aceitar o que Deus tem para a vida delas.

1º ERRO - Ainda tenho algumas dúvidas, mas no fim tudo vai dar certo. O mito de que a mulher deve contrariar todo o seu bom senso e insistir numa relação assim, esperando que tudo acabe dando certo é falso otimismo e uma mentira do diabo.
2º ERRO - Eu posso mudá-lo depois que nos casarmos. O marido não nos é dado como projeto em construção. Se a mulher tentar mudar o homem ela se deparará com rancor, amargura e discussões sem fim. Se seu pretendente não satisfaz suas necessidades antes do casamento, também não as satisfará depois.
3º ERRO - Eu não preciso completar os estudos, pois ficaremos casados para sempre e ele irá me sustentar. (Curiosidade: atualmente, cerca de metade das crianças em todo EUA é criada por pais separados ou solteiros, em geral pelas mães). Temos de agir por fé, não por medo; contudo, existe uma enorme diferença entre agir por fé e agir por suposição. Supor que você nunca precisará dos estudos é tolice.
4º ERRO - Os homens são mais inteligentes que as mulheres. Tanto homens quanto mulheres têm dons e talentos (Joel 2:29). "Síndrome da Cinderela" o fato de algumas mulheres escolherem carreiras abaixo do potencial delas. Entre fazer algo que você gosta e fazer algo que esperam que você faça, escolha o que você gosta de fazer.
5º ERRO - Minha meta mais importante é me apaixonar e me casar. Se o seu "sonho" acaba no dia do seu casamento, então você está se esquecendo do resto da sua vida, dos bons e dos maus momentos, das alegrias e das crises que virão. A meta mais importante de uma solteira é servir ao Senhor antes de se ocupar servindo o marido (1 Co 7:34).

Se você perceber alguns desses mitos em sua vida, substitua-os por esta importante verdade: SE VOCÊ NÃO É FELIZ SENDO SOLTEIRA, NÃO SERÁ FELIZ ESTANDO CASADA.
Recado para as mães:  não pressione sua filha a se casar com alguém que você acha que é o homem certo para ela. Ore com ela, encoraje-a a estudar e ajude-a a se preparar para a vida. Ensine e estimule sua filha a procurar um homem de bom caráter, pois ele existe. Não passe a frente de Deus.

(História de Isaque e Rebeca, a primeira história de "amor a primeira vista" relatada na bíblia. O segredo é estar completamente dentro da vontade de Deus).

Com carinho,
Jéssica Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário