domingo, 17 de fevereiro de 2013

Divórcio é a solução? (parte 1)

Olá Mulheres Marcadas para Influenciar, tudo bem com vocês? Eu estou bem, com saudades do meu marido que viajou para o Amapá para pregar a palavra de Deus. O Senhor é tão bom que mandou a minha irmã para Belo Horizonte esse final de semana para me fazer companhia, glória a Deus.

Como havia prometido no post sobre Alma gêmea?, aqui estou para falar de um assunto que, infelizmente, tem se tornado comum no meio dos cristão. Para falar do divórcio devemos entender o casamento, segundo a bíblia no livro de Gênesis, após Deus criar Adão (homem), ele percebeu que não seria bom que ele estivesse só, por isso Ele faria alguém que auxiliasse Adão, criando assim Eva (mulher) [Entenda a Origem da Mulher clicando aqui]. A bíblia diz ainda que "o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne" (Gênesis 2:24).

Na matemática de Deus, ao criar o casamento 1+1=1, ou seja, o homem e a mulher unidos pelo casamento se tornam uma só pessoa, há uma fusão de duas personalidades. A analogia apresentada do livro "Casamento Blindado" do purê de batatas é bem interessante: antes de se fazer o purê, temos duas batatas isoladas. Ao cozinhá-las e amassá-las no leite, elas se fundem e se transformam em um terceiro elemento: o purê. O purê não é mais nem leite, nem batata.. Não tem como separar os dois. É exatamente isso o que Jesus quis dizer com "não são mais dois, porém uma só carne", aleluia. Por isso é importante que o casal comece a pensar como "nós" e menos como "eu".

Tantas pessoas tem me procurado pedindo oração para vida sentimental, meu Deus. É impressionante como tem pessoas perdendo o equilibrio por problemas nessa área. Satanás tem investido pesado na destruição de relacionamentos, pois é muito dificil que essa pessoa não abaixe a cabeça diante das demais áreas da vida quando tem uma decepção amorosa. Eu costumo dizer que quando o casal se casa, eles fecham uma brecha para satanás, pois eles não estarão mais sujeitos a pecar a qualquer momento devido as tentações da carne. Mas a verdade é que mesmo depois do casamento satanás não deixa de tentar destruir o relacionamento que foi feito por Deus.

Para entender a raiz do divórcio, vamos ao livro de Deuteronômio 24:1 "quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, se ela não achar graça aos seus olhos, por haver ele encontrado nela coisa vergonhosa, far-lhe-á uma carta de divórcio e lha dará na mão, e a despedirá de sua casa" isso significa que o divórcio é permitido na lei dada por Deus a Moisés. Porém a bíblia diz também "Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel..." (Malaquias 2:16). O divórcio é como se o casal dissesse a Deus que Ele errou, ou seja, é um afronta já que foi Deus quem estabeleceu a aliança do casamento.

Estatísticas: Número de divórcios quase dobra em dez ano (IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A proporção de pessoas divorciadas quase dobrou em uma década: saltou de 1,7% em 2000 para 3,1% em 2010. São mais de 5 milhões de brasileiros divorciados. Em um ano, os divórcios aumentaram 45,6%. Os dados divulgados em dezembro/2012 pelo IBGE mostram que em 2011, mais de 351 mil casamentos chegaram ao fim, o maior número já registrado na história do país. Vale ressaltar que julho de 2010 houve uma mudança na Constituição no sentido de: os brasileiros não precisam estar separados por pelo menos um ano para pedir o divórcio, ou seja, se um casal quiser se divorciar com uma semana de casados, eles podem e conseguem. Eu não vou entrar em detalhes sobre as leis brasileiras que regem o casamento, somente quero chamar atenção aos números, que são tristes.Ah, vale uma ressalva, os dados divulgados pelo IBGE considera-se apenas casamentos formalizados em cartório.

Eu sinceramente não sei quem é você que está lendo esse post, mas eu quero dizer a você que o divórcio não é a melhor solução. Eu mesma, no início do meu casamento pensei em desistir, acredito que isso passe na cabeça de muitas mulheres. É tudo novo, diferente, que as vezes o medo de encarar tudo faz com que pensemos em desistir. Mas a bíblia diz "maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo" (1João 4:4). Lembrem-se: "não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquilidade nas regiões celestes" (Efésios 6:12).

Mulheres, vocês precisam entender que nós temos o poder de influência sobre a nossa casa. Independente de qual luta você esteja enfrentando, em Deus há solução. Creia! A alguns dias uma moça me procurou pelo bate papo do facebook pedindo para ajudá-la em oração, pois ela já havia tentado de tudo pelo casamento dela, e que a solução seria o divórcio. Eu então questionei sobre quais as alternativas ela havia tentado, e ela me listou umas 4 ou 5 coisas que ela fez. Eu me pergunto: será que nós estamos dando o real valor para o nosso casamento? Tentar 5 coisas é tentar de tudo? Eu repreendo esse espírito da preguiça que tem impedido tanta gente de lutar e ser verdadeiramente feliz.

O post ficou tão grande que vou dividi-lo em dois. Na segunda parte vou aproveitar para falar sobre as 27 ferramentas que todo casal precisa ter em casa para lidar com diversas situações. Muitas dessas ferramentas você já sabe, mas não pratica (Livro: Casamento Blindado). Ah, falarei também a partir da Bíblia em quais situações o divórcio é permitido diante de Deus. Aguardem..

Com carinho,
Jéssica Rodrigues

2 comentários: