domingo, 24 de agosto de 2014

Foco na solução!

Graça e paz amadas, como estamos? Hoje venho compartilhar com vocês um pouco do que estou aprendendo e vivendo. No mês de maio fiz uma viagem com as líderes do ministério de mulheres da IBG Missão Buritis, para a conferência Herdeiras no Rio de Janeiro. Nessa viagem tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, uma delas é a Fabiana, que hoje é a minha Coach (professora).
Há três semanas iniciei um "curso" chamado Coaching, vocês conhecem? Vou contar um pouquinho para vocês o que é o como tem mudado a minha forma de enxergar a vida. Hoje no mercado existem três tipos de Coaches, que são: Negócios, Life e Carreira. No  meu caso, estou fazendo o Coach Life (vida).

O que é Coaching?

O processo de Coaching pode ser focado no aumento de performance ou na mudança, transformação e aprendizado do seu comportamento frente a variados aspectos da sua vida. Ele envolve o diálogo entre o coach (professor) e seu cliente (aluno), que tem como objetivo levar o coachee (aluno) a encontrar mais satisfação em sua vida.
A parceria entre o coach(professor) e o coachee (aluno) busca a evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e o aprimoramento de sua qualidade de vida. Isso é obtido por meio de procedimentos específicos e acompanhamento contínuo, até que o cliente (aluno) atinja uma determinada meta ou objetivo.

O que não é Coaching? Consultoria, mentoring e aconselhamento

Um consultor é um especialista em certa área. Ele é contratado para dar recomendações e apontar soluções.
Já o mentor costuma ser um funcionário mais velho, geralmente um gerente, diretor ou supervisor, que se vale de sua experiência para acompanhar, aconselhar e treinar funcionários mais jovens, em uma relação semelhante à de mestre e discípulo.
O aconselhamento (ou counseling) designa um conjunto de práticas diversas, incluindo orientar, ajudar, informar, amparar e tratar. E como o próprio nome diz, inclui também o ato de aconselhar.
O coach (professor), por sua vez, não dá conselhos, não fornece suas próprias soluções ao coachee (aluno) e nem estabelece com o cliente uma relação de mentor. O coach desenvolve um processo — o coaching — embasado em metodologias e técnicas específicas e validadas, que leva o coachee(aluno) a encontrar e a implementar suas próprias soluções.

      Benefícios que percebi no Coaching até agora:
* Tirar o olhar do problema e focar na solução
* Analisar as perdas e ganhos antes de tomar uma decisão
* Começar a mudas hábitos que não trazem Ganho
* Perceber as mínimas ações que geram resultados e intensificá-las
* Estabelecer metas - curto, médio e longo prazo
* Descobrir que TODAS as respostas e direcionamentos eu já tenho, só preciso encontrá-las.
* Descobrir o(s) meu(s) ponto(s) Forte(s)
* Administrar e priorizar o Tempo
* Agir! Sair da minha zona de conforto para conquistar os resultados que desejo.

Resumidamente, é isso! Foram só três semanas e eu já pude perceber tantas melhorias na minha vida, glória a Deus!!! Pretendo voltar para falar mais sobre o Coaching pra vocês. E, quem tiver a oportunidade de fazer, faça! Vale a pena!! É surpreendente quando você se vê encontrando as respostas para tantos dilemas.

Pessoas --------------Comportamento--------------->>> Resultados!!

Com carinho,
Jéssica Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário