Olá Mulheres Marcadas para Influenciar, como vocês estão? Aproveitaram o feriado para descansar e ficar com a família? Foi exatamente o que eu fiz, curti bastante meu maridão e participei de vários eventos em algumas igrejas aqui em Belo Horizonte. Eu passei o feriado inteiro pensando no significado desse feriado que fez com que o país parasse por 5 dias.. então resolvi escrever um pouco sobre o assunto. Que CARNAval significa festa da carne todo mundo sabe né? Então vamos à origem dessa festa...
Origem:
O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser um comemoração adotada pela igreja católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela igreja, por suas realizações em canto e dança, que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos. A partir da adoção do carnaval por parte da igreja [católica], a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os atos pecaminosos. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, ja que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.
Em 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje.
História:
A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.
O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma.Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.
Cálculo do data:
Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa[8], com exceção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.
O que a Bíblia diz sobre o assunto:
O carnaval e uma festa contraria a vontade de Deus. Esta festa onde tudo é liberado não diz respeito à vontade de um Deus que ama seus servos e diz que eles são templo do seu Espírito (1Coríntos 3:16). O carnaval se trata de uma festa onde muitas pessoas adulteram, se embriagam, participam de orgias, fornicações, drogas etc. Realmente podemos saber que a Bíblia é contra tais atitudes. Já que a Palavra de Deus busca preservar o matrimônio. A Bíblia também condena tais atitudes ao inferno “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus” (1Coríntios 6:9-10). Deus nos orienta através de sua Palavra a não se contaminar com as coisas deste mundo. Principalmente quando se trata de coisas imorais. A biblia diz: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente (1João 2:15-17).
Deus abençoe cada um que leu esse post com a intenção de conhecer mais sobre o assunto e se afastar do que não agrada a Deus. Lembrem-se: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento" (Oséias 4:6).
Com carinho,
Jéssica Rodrigues
É muito serio, e principalmente quando as pessoas não sabem nem mesmo os significados de tais festas, por isso precisamos de vc mulher marcada para influenciar para fazer a diferença, aonde quer que vc esteja, onde vc trabalha, no seu lar, em todo lugar que vc estiver seja a diferença, fale das coisas certas leve o conhecimento da palavra de Deus e principalmente viva o amor de Deus nas suas vidas...
ResponderExcluirBjinhos o post ta otimoooo