Nesse último final de semana participei de um encontro de avivamento dos líderes da igreja em que congrego (Batista Getsêmani - Missão Buritis), foi tremendo. Aprendi muuuito e tive a oportunidade de ser ministrada nessa área que eu estou só começando. Estou profundamente feliz, graças ao nosso Deus. Para completar, essa semana viajo com as minhas irmãs, amigas, líderes e pastoras para participar da conferência Herdeira - no Rio de Janeiro, promovido pela Igreja Comunidade Evangélica Internacional Zona Sul. GLÓRIA A DEUS!!!
Bom, conforme prometido, segue o resumo dos meus estudos da quarto capítulo do livro/curso Mulher Única. Aproveitem a leitura ;)
Lição 4 - Submissão: plano de Deus
A submissão é o método de Deus para revelar sua "glória transcendente"¹ no processo de restauração.
¹Transformar o mal em algo que é bem. Exemplo: Torre de Babel - todos falavam a mesma língua, porém, Deus com sua sabedoria confundiu a língua deles. Posteriormente a isso, a promessa do Pai que seria a vinda do Espírito Santo, todos começaram a falar a mesma língua no cenáculo. A maldição no antigo testamento se transformou em bênção no novo testamento.
A mesma "glória transcendente" aconteceu com a submissão. Adão e Eva pecaram e desprezaram a soberania de Deus, então a maldição veio como consequência do pecado e Adão passou a ter o "governo" sobre Eva. Com tudo, Jesus Cristo, "o último Adão", veio para nos redimir da maldição do pecado e restaurar o propósito original de Deus para nós: homens e mulheres vivendo como "co-herdeiros".
Antes de Cristo, a submissão feminina era obrigatória como consequência da maldição. Depois de Cristo, porém, a submissão da mulher passou a ser uma EXPRESSÃO ESPONTÂNEA DE FÉ.
O marido é o cabeça da casa. A submissão da esposa ao marido demonstra sua submissão ao Senhor.
Se uma mulher se submeter ao marido e este não a trata como Deus ordena, então ele está pecando contra Deus, e as orações dele não serão atendidas prontamente (1 Pedro 3:7). A negligência, a arbitrariedade ou a humilhação por parte do marido em relação à esposa é iniquidade² aos olhos de Deus.
²Comportamento ou ação perversa e maldosa. (arbitrariedade, crime, culpa, injustiça, maldade, pecado).
Nunca é fácil descobrir nossas verdadeiras motivações. É por isso que a palavra de Deus é tão necessária em nossas vidas. Somente a Palavra pode nos fazer distinguir as motivações, as intenções e as ações.
Hebreus 4:12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
1º passo: Respeitar o marido, independente das falhas dele (Efésios 5:33)
2º passo: Submeter-se ao marido (1 Pedro 3:1)
A obediência à palavra de Deus é o único método para proteção da nossa vida. O único caminho para viver uma vida ressurreta é negando a si mesmo diariamente.
A transformação da esposa provoca a transformação do esposo. A obediência à palavra de Deus e negar a si mesmo faz com que entremos na nossa "terra prometida".
Praticar a submissão equivale a colocar em prática a palavra de Deus. A submissão não é somente para as mulheres. (Ex: diariamente temos que nos submeter a fila de supermercados, banco, trânsito, leis, professores, médicos, autoridades, etc.)
A submissão a Deus tem prioridade sobre a submissão a qualquer outra pessoa ou coisa. A submissão não pode servir de desculpas para fugir das responsabilidades nem álibi para a fraqueza. Ao contrário, é uma demonstração de força. Sua submissão revela a sua sabedoria!
Jesus ao lavar os pés dos discípulos estava tão seguro quanto à sua identidade que não teve problema em se humilhar ao servir os discípulos (João 13:3-5). A submissão é uma excelente ferramenta na construção do caráter. A submissão precede a glorificação. Deus testa os seus filhos quando lhes pede que se submetam aos seus mandamentos. (Ex: Abrão oferecer seu filho Isaque como sacrifício; esse tipo de submissão conduziu Abrão à grandeza).
Jardim do Getsêmani: Jesus submeteu à vontade do Pai resultou na glorificação do filho e na realização da vontade do Pai na terra. A submissão exige CORAGEM.
Sara é uma das únicas mulheres mencionadas na lista dos "Heróis da Fé" em Hebreus 11; por causa da sua submissão e de sua coragem.
Talvez não percebamos, mas votar em alguém é uma demonstração de fé da nossa parte.
A submissão é um requisito para chegarmos ao entendimento da "glória transcendente" de Deus, razão pela qual podemos afirmar com absoluta certeza que todas as coisas cooperam para o bem dos que são chamados segundo o propósito de Deus. Cristo é o nosso maior exemplo de submissão.
O PONTO EM QUE DEVEMOS DEIXAR DE NOS SUBMETER É QUANDO A SUBMISSÃO EXIGE QUE CONTRARIEMOS NOSSA FÉ EM DEUS.
Não devemos racionalizar a rebelião tentando transformá-la em uma justificativa para a INsubmissão. O discernimento traz grande recompensa, mas a rebelião resulta em destruição.
Maridos não cristãos: pela nossa submissão e pelo nosso exemplo podemos levá-los ao Senhor (1 Pedro 3:1).
A mulher tem de estar disposta a mudar quando está desejosa de que o marido mude.
Quando discordamos de uma autoridade, seja em que aspecto for, o que nos cabe fazer é confiar a situação a Deus. Mas abordar uma autoridade sem orar antes é tolice (Ex: Ester).
Por vezes será necessário submeter ao nosso marido mesmo sabendo que ele irá cometer um erro ao tomar certa decisão, mas isso será necessário para ele aprender e crescer com os próprios erros.
Não precisamos ter um líder perfeito se tivermos uma perfeita confiança em Deus.
Aleluia!
Com carinho,
Jéssica Rodrigues
Seu blog me ajuda muito na ministração do Mulher Única!!! Muito obrigada pelos resumos que sempre me auxiliam muito!!!
ResponderExcluirObrigada pela postagem ...ajudou me para ministrar
ResponderExcluirAmei a postagem. Estou fazendo o mulher Única e vou ministrar a palavra pelo qual o tema é submissão. Gostaria muito de ver o resumo dos outros temas do mulher Única. Estou na lição 6.
ResponderExcluir❤️ gratidão!
ResponderExcluir