domingo, 24 de agosto de 2014

Foco na solução!

Graça e paz amadas, como estamos? Hoje venho compartilhar com vocês um pouco do que estou aprendendo e vivendo. No mês de maio fiz uma viagem com as líderes do ministério de mulheres da IBG Missão Buritis, para a conferência Herdeiras no Rio de Janeiro. Nessa viagem tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, uma delas é a Fabiana, que hoje é a minha Coach (professora).
Há três semanas iniciei um "curso" chamado Coaching, vocês conhecem? Vou contar um pouquinho para vocês o que é o como tem mudado a minha forma de enxergar a vida. Hoje no mercado existem três tipos de Coaches, que são: Negócios, Life e Carreira. No  meu caso, estou fazendo o Coach Life (vida).

O que é Coaching?

O processo de Coaching pode ser focado no aumento de performance ou na mudança, transformação e aprendizado do seu comportamento frente a variados aspectos da sua vida. Ele envolve o diálogo entre o coach (professor) e seu cliente (aluno), que tem como objetivo levar o coachee (aluno) a encontrar mais satisfação em sua vida.
A parceria entre o coach(professor) e o coachee (aluno) busca a evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e o aprimoramento de sua qualidade de vida. Isso é obtido por meio de procedimentos específicos e acompanhamento contínuo, até que o cliente (aluno) atinja uma determinada meta ou objetivo.

O que não é Coaching? Consultoria, mentoring e aconselhamento

Um consultor é um especialista em certa área. Ele é contratado para dar recomendações e apontar soluções.
Já o mentor costuma ser um funcionário mais velho, geralmente um gerente, diretor ou supervisor, que se vale de sua experiência para acompanhar, aconselhar e treinar funcionários mais jovens, em uma relação semelhante à de mestre e discípulo.
O aconselhamento (ou counseling) designa um conjunto de práticas diversas, incluindo orientar, ajudar, informar, amparar e tratar. E como o próprio nome diz, inclui também o ato de aconselhar.
O coach (professor), por sua vez, não dá conselhos, não fornece suas próprias soluções ao coachee (aluno) e nem estabelece com o cliente uma relação de mentor. O coach desenvolve um processo — o coaching — embasado em metodologias e técnicas específicas e validadas, que leva o coachee(aluno) a encontrar e a implementar suas próprias soluções.

      Benefícios que percebi no Coaching até agora:
* Tirar o olhar do problema e focar na solução
* Analisar as perdas e ganhos antes de tomar uma decisão
* Começar a mudas hábitos que não trazem Ganho
* Perceber as mínimas ações que geram resultados e intensificá-las
* Estabelecer metas - curto, médio e longo prazo
* Descobrir que TODAS as respostas e direcionamentos eu já tenho, só preciso encontrá-las.
* Descobrir o(s) meu(s) ponto(s) Forte(s)
* Administrar e priorizar o Tempo
* Agir! Sair da minha zona de conforto para conquistar os resultados que desejo.

Resumidamente, é isso! Foram só três semanas e eu já pude perceber tantas melhorias na minha vida, glória a Deus!!! Pretendo voltar para falar mais sobre o Coaching pra vocês. E, quem tiver a oportunidade de fazer, faça! Vale a pena!! É surpreendente quando você se vê encontrando as respostas para tantos dilemas.

Pessoas --------------Comportamento--------------->>> Resultados!!

Com carinho,
Jéssica Rodrigues

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Aconselhamento

Mensagem ministrada pela Pastora Cris Aragão, no Café da Manhã com os líderes do Ministério da Família da Igreja Batista Getsêmani - Missão Buritis dia 10/05/2014.

Aconselhamento é uma relação de ajuda. Qualquer pessoa pode aconselhar, mas há alguns cuidados que devem ser tomados para evitar problemas para o conselhado e o aconselhador.
"Seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar" Tiago 1:19
O primeiro passo que a pessoa que está pedindo aconselhamento precisa tomar, é ir para a igreja.

Ética: é o que fazemos quando todos estão olhando
Caráter: é o que fazemos quando ninguém vê, mas Deus vê.

- Não devemos expor a vida da pessoa ao pedir intercessão. Não dar brecha para a fofoca.
1) Guardar confidências - é importante guardar todas as informações que você recebeu durante um momento de desabafo/aconselhamento
2) Evitar o contato físico - em um momento de fragilidade e carência, é comum que pessoas se sintam atraídas pelo carinho e atenção da outra, por isso, evitar o contato físico é prevenir.
3)Não esconder suas convicções cristãs - não devemos deixar de dizer em que acreditamos. Sempre colocar a palavra de Deus na frente, evitando expressão opiniões pessoais. Devemos ser fiel a Deus e à sua palavra no aconselhamento.
4) Reconhecer suas próprias limitações. Nenhum conselheiro pode ajudar a todos. Nós devemos fazer a nossa parte, mas o Espírito Santo que capacita e faz a obra. Para aconselharmos alguém, devemos reconhecer nossa verdadeira identidade em Cristo. Devemos direcionar as pessoas para os cultos, sempre!
5) Vestuário - reflete o nosso caráter e espiritualidade. A nossa roupa influencia os outros.

"Falar é uma necessidade, escutar é uma arte" Johann Goethe

- além da voz, devemos observar as linguagens corporais
- tentar escutar o que a pessoa talvez nunca vai dizer
- tomar cuidado com as comparações
- tomar cuidado para não interromper a fala da pessoa para acrescentarmos opiniões pessoais
- se atentar a ouvir é ACONSELHAMENTO
- o exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra.

Jesus era mestre, ele fazia perguntas para fazer a pessoa refletir. "O que queres que eu te faça?"
- Deus fala no silêncio
- Não tente fazer com as mãos aquilo que é preciso fazer com os joelhos!
Oração -> alimento espiritual

Normalmente no aconselhamento nós escutamos só uma versão da história.Por isso é importante ouvir e evitar expressar opiniões pessoais.

Com carinho,
Jéssica Rodrigues

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Mitos sobre o Casamento


Lição 7: Mitos sobre o Casamento

"...e viveram felizes para sempre"
Com essa frase final dos contos de fada criou-se um mito sobre o casamento.

"Toda alegria verdadeira nasce do sofrimento" é o princípio que o Senhor nos dá (1 João 16:2). Jamais se pode conhecer a alegria da salvação sem antes ter experimentado a tristeza de arrependimento pelos pecados.

A decisão de se casar é a segunda decisão mais importante que alguém pode tomar. A primeira é crer em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
"A medida que você começa a buscar a Deus, os homens começam a buscar você". A mulher tem o poder da escolha, por isso deve ser cautelosa.
"É sempre mais fácil fazer uma construção nova do que uma reconstrução"
A mulher deve buscar a virtude do bom caráter, pois todas as outras circunstâncias e situações são variáveis. A única coisa permanente na maturidade é a mudança. A verdade não varia, mas a maneira como ela é aplicada em nossa vida pode variar.
A busca pela banalidade agora é mais que um simples passatempo; tornou-se um estilo de vida. (Exemplo: a maioria dos canais de televisão só oferecem atrações fúteis. Estamos vivendo na era da banalização).
- As mulheres tem 25% menos tempo livre que os homens. Os princípios que Jesus nos deu são tão modernos, reais, úteis, fundamentais e eternos hoje quanto nos dias em que Ele andou neste mundo e os revelou a nós. "Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e será para sempre", mas o mundo não é (Hebreus 13:8).
Pensar que existe "príncipe encantado" é um perigo.

MITO - casar-se tendo em mente o conceito de que se viverá um tipo de vida sempre fascinante e sem preocupações.
MITO - tentar se convencer de que o que se enxerga em um pretendente não é real. Isso é engano puro e simples.
MITO - casar-se com alguém porque ele é sexy, divertido, por transmitir segurança ou porque é um "cara legal" não é somente imprudência; é tolice.
O "príncipe encantado" é apenas ficção. Deus porém, faz milagres, e não magia.

Verdade e Realidade são sinônimos. JESUS É A REALIDADE SUPREMA PORQUE ELE É A VERDADE.
Para se casar ou preservar o casamento, você precisa que o Espírito de Cristo a conduza e guie "a toda a verdade".
"Encare a realidade o quanto antes. Não espere até que ela o obrigue a encará-la". Quando uma mulher se casa, ela se casa com o caráter do seu marido, não com a personalidade dele. O que quer que um homem seja antes do casamento, ele o será em maior medida após o casamento.
Para as mulheres SOLTEIRAS, a confirmação de que você precisa é a orientação de Deus quanto a se casar ou não com determinado homem.
Algumas mulheres parecem querer insistir em acreditar nos mitos, ao invés de se livrar deles, encarar a realidade e aceitar o que Deus tem para a vida delas.

1º ERRO - Ainda tenho algumas dúvidas, mas no fim tudo vai dar certo. O mito de que a mulher deve contrariar todo o seu bom senso e insistir numa relação assim, esperando que tudo acabe dando certo é falso otimismo e uma mentira do diabo.
2º ERRO - Eu posso mudá-lo depois que nos casarmos. O marido não nos é dado como projeto em construção. Se a mulher tentar mudar o homem ela se deparará com rancor, amargura e discussões sem fim. Se seu pretendente não satisfaz suas necessidades antes do casamento, também não as satisfará depois.
3º ERRO - Eu não preciso completar os estudos, pois ficaremos casados para sempre e ele irá me sustentar. (Curiosidade: atualmente, cerca de metade das crianças em todo EUA é criada por pais separados ou solteiros, em geral pelas mães). Temos de agir por fé, não por medo; contudo, existe uma enorme diferença entre agir por fé e agir por suposição. Supor que você nunca precisará dos estudos é tolice.
4º ERRO - Os homens são mais inteligentes que as mulheres. Tanto homens quanto mulheres têm dons e talentos (Joel 2:29). "Síndrome da Cinderela" o fato de algumas mulheres escolherem carreiras abaixo do potencial delas. Entre fazer algo que você gosta e fazer algo que esperam que você faça, escolha o que você gosta de fazer.
5º ERRO - Minha meta mais importante é me apaixonar e me casar. Se o seu "sonho" acaba no dia do seu casamento, então você está se esquecendo do resto da sua vida, dos bons e dos maus momentos, das alegrias e das crises que virão. A meta mais importante de uma solteira é servir ao Senhor antes de se ocupar servindo o marido (1 Co 7:34).

Se você perceber alguns desses mitos em sua vida, substitua-os por esta importante verdade: SE VOCÊ NÃO É FELIZ SENDO SOLTEIRA, NÃO SERÁ FELIZ ESTANDO CASADA.
Recado para as mães:  não pressione sua filha a se casar com alguém que você acha que é o homem certo para ela. Ore com ela, encoraje-a a estudar e ajude-a a se preparar para a vida. Ensine e estimule sua filha a procurar um homem de bom caráter, pois ele existe. Não passe a frente de Deus.

(História de Isaque e Rebeca, a primeira história de "amor a primeira vista" relatada na bíblia. O segredo é estar completamente dentro da vontade de Deus).

Com carinho,
Jéssica Rodrigues